top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

Precisamos falar sobre cólicas!

Seu filho tem cólicas desesperadoras? Já sabe o que fazer para aliviar as dores das cólicas infantis? Vem comigo que eu te ajudo!


Primeiramente vamos deixar uma coisa muito clara entre nós ok? Eu não to aqui cagando regra, eu to aqui somente para te ajudar a superar um dos momentos mais difíceis da recém maternidade: os 3 primeiros meses de caos e desespero.

Calma, senta. Eu sei, as notícias são péssimas mesmo. São 3 meses nesse ritmo de ragatanga-satanista, mas pra já te aliviar, vou te dar o spoiller: VAI PASSAR. Leve isso para eternidade: Tudo passa.


Meu leite causa cólica?


Calma. Não é isso (não só, isso), não vamos entrar exatamente nisso agora. Não importa se é leite de peito, leite de vaca, de ovelha, de soja, com lactose, sem lactose... a verdade é uma só TODO BEBÊ TEM CÓLICA. Uns mais, outros menos. Se há alimentos que aumentam ou não as cólicas eu vou deixar essa treta para outras pessoas, porque não tem jeito, repito TODO BEBÊ TEM CÓLICA. Ou seja, se tem algo que nos unifica nesse planeta é que todos tivemos problemas para peidar no início da vida.


Outra notícia ruim? Não tem um passo a passo de como evitar, nem um tratamento específico que vá melhorar.


A notícia boa é que no geral o combo funciona, então eu sempre fazia um mix das técnicas abaixo e atacava várias frentes ao mesmo tempo, porque se não dá para evitar a gente tenta diminuir ao máximo o tempo com dor.


Meu filho ta com cólica?


Para saber se o choro do seu bebê é de cólica os sinais são os mais evidentes:


Pernas se contraindo Punhos fechados Choro desesperado com a boca tremendo Você provavelmente já está exausta também. Então antes de tudo, siga os passos abaixo:


Respire profundamente, conte até três e solte o ar.
Repita mais uma vez.

Certo. Vamos lá.

Faça um combo com os procedimentos abaixo, na ordem que preferir. Eu anotava a sequencia sempre que funcionava, assim eu podia tentar repetir em caso de sucesso.


Ações (siga os links para assistir os vídeos que eu usei)


Tem gente que compra ofurô (caro) eu comprei um baldão (12,99) e foi ÓTIMO.


Massagem + Reflexologia (Ma-ra-vi-lho-so) De todas as técnicas, essa de longe foi a minha campeã de repetição


Eu sou apaixonada por esse médico. Me ajudou demais a ter menos neura com o bebê.


Bolsa térmica Eu comprei uma pequenininha que aquecia no microondas e usava uma almofadinha recheada de camomila! Era maravilhoso e o cheirinho acalmava o ambiente como um todo.


Parece um saco no início, mas funciona de uma forma surpreendente. Entoe enquanto seu corpo estiver colado ao do bebê ou mesmo sozinha. É uma saudação/pedido de benção à Shiva. Sempre bom se proteger né.

Sling

Use o que você se adaptar, ou use um canguru ergonômico. A posição de sapinho ajuda na saída dos gases e ajuda a minimizar o desconforto.


Pele a Pele

Hormônios, cheiros, temperatura, amor. Aquele serzinho estava dentro de você à pouco tempo, lembre-se que esse laço é imutável e sinta o poder do amor e do seu corpo atuando de forma a curar seu filho.


Medicamentos: (Não medique seu filho sem conhecimento do seu médico! Todos esses medicamentos foram indicados ainda na maternidade e foram essenciais para nos 3 primeiros meses)

Simeticona (Luftal)

Ibuprofeno baby (Alivium)

Colikids (funciona a longo prazo, é tipo um lactobacilo que ajuda na construção da flora intestinal, é caro - bem caro e não ache que vai dar o Colikids como paliativo da dor)

Funchicória (pra uns mito, para outros realidade. Aqui nunca funcionou, mas eu recomendo que teste para ver se aí funciona)


Acima de tudo é importante que você tenha paciência, MUITA paciência. Ser resiliente é fundamental nessa fase, e repita comigo: VAI PASSAR. Tem outros perrengues SI-NIS-TROS a sua frente nessa maternidade, cólica é só um estágio probatório. No mais, to aqui pra te ajudar a "macetear" esse bebê lindo para que sua maternidade seja tão leve e legal como a minha ta sendo, apesar de toooooooodos os perrengues do planeta (vou contando nossa história aos poucos, calma).


Ser mãe ainda é a aventura mais foda que já topei encarar e sou uma pessoa MUUUUUITO² melhor do que eu já fui na vida, e olha que eu nem sou lá essas coisas. Afinal, o que não nos mata nos fortalece né? E ser mãe é quase morrer diretão. Tipo umas 20x por dia. Enfim. Seguimos junt@s!


Foto da capa pelo olhar incrível do Alvarez Tostado! https://www.flickr.com/photos/alvarez-tostado/363243449

Belle Castillo é mãe, produtora de conteúdo, tagarela, palpiteira e cheia dos macetes para pular os perrengues na jornada materna e encarar de frente as próximas fases.

Textos quando ela lembrar de enviar.



Comments


RECEBA NOSSOS EMAILS

© 2018 por Belle Castillo

  • Instagram Tudo sobre Maternidade
  • Pinterest
  • Canal do TSM
  • Página do TSM
bottom of page